Resina

Quadrilha especializada em desvio de cargas é alvo da polícia

Segunda fase da operação Resina mira furto de aço e alumínio

A operação acontece no Rio e em São Paulo
A operação acontece no Rio e em São Paulo |  Foto: Arquivo / Enfoco
 

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio realizam nesta terça-feira (14)  a 2ª fase da 'Operação Resina', que busca desestruturar uma organização criminosa especializada em desvio de cargas. Mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio, Niterói, na Baixada e em São Paulo. 

A segunda fase da operação é fruto de investigação da delegacia de Xerém (61ª DP). O foco principal é o combate ao crime de receptação de ferro, alumínio e aço. Na primeira fase, a operação mirou furto de matérias-primas para garrafa pet. 

Dois dias antes da 1ª fase, o grupo investigado registrou falsamente na delegacia do Recreio dos Bandeirantes (42ª DP)  o roubo de carga de vergalhão, supostamente ocorrido na divisa entre os municípios de Duque de Caxias e Petrópolis.

A investigação demonstrou que se tratava de uma farsa e a carga de aço, avaliada em R$ 150 mil, foi destinada para empresários da Zona Oeste. Os agentes apuraram, ainda, que os acusados também estão envolvidos em dezenas de fraudes relacionadas a aço, alumínio e ferro - ocasionando um prejuízo ao setor de R$ 2 milhões - e identificaram ao menos duas dezenas de roubos que não ocorreram. 

Investigadores identificaram que os criminosos utilizavam variadas plataformas de anúncios de frete pela internet para escolher os alvos. Em seguida, após contratados pelas empresas, desviavam a carga diretamente para os empresários investigados. 

< Vídeo mostra acordo com homem que fez refém na Biblioteca Parque Motoristas e cobradores entram em greve em São Paulo <